segunda-feira, 12 de abril de 2010

Os outros

 É fácil, perante a foto de uma idosa, apelar aos sentimentos mais primários e despejar uma série de adjectivos. Seria bonito, mas cada vez mais inapropriado.
Apesar de todas as dificuldades, problemas, inerentes à idade, não posso deixar de pensar que ali está um ser humano, com todos os defeitos agravados. Compreendo que não posso generalizar. Estou a falar deste caso específico. Desta simpática senhora que me pediu para a fotografar. Só que ainda me lembrava de a ter visto a discutir com uma neta. E da forma como atacou a educação dada pelos pais. E criticou os modos da pequena. E lamentou a maneira de ela se vestir. E troçou de querer beber uma coca-cola. Em pouco tempo demonstrou tudo o que a irritava na neta. E era muita coisa. Transpareceu toda a raiva ali guardada, todas as frustrações, todos os medos. Não se preocupou com quem a rodeava, queria "magoar"/envergonhar a rapariga. Não deu conta que apenas mostrava o quanto era mesquinha.
Tirei a foto. O melhor que consegui. Porquê? Apenas porque acho que devo ser o melhor possível para com os outros. Qualquer um? Ainda não disse a ninguém que não a fotografava.

3 comentários:

  1. Amigo, espero que estejas bem de saúde. Não tenho tido saldo no telemóvel, mas tenho pensado em ti e tenho sentido falta das nossas conversas...
    Gostei deste teu retrato e do teu texto, descreve ainda uma parte muito "nossa" do nosso Portugal! volta sempre e com imagens deste género. Sabes que gosto. Beijinhos;)

    ResponderEliminar
  2. Cansei-me um pouco dos Olhares. Talvez isto fique a ganhar. As nossas conversas... Beijinhos.

    ResponderEliminar